Dos tempos da Vovó: Acessórios em crochê!

“Coisa antiga que é coisa boa” dizia a minha avó materna!

E hoje percebo que ela tinha razão… Antigamente, os objetos guardavam um pequeno baú de histórias contadas e repassadas de geração a geração…Lembro de ouvir minhas tias conversando sobre os paninhos de crochê e outras fofurinhas que minha avó materna adorava pôr nas mesinhas da casa para “enfeitar”. Hoje percebo que a sociedade está tentando resgatar esses valores, onde o que era produzido por mãos humanas tinha um simbolismo de perpetuação de conhecimentos.

Eu particularmente gosto e apoio o artesanal, pois nada mais belo do que o uso das técnicas milenares de crochetar fios de linhas coloridas, dando forma ao que chamamos de imaginação! Infelizmente eu não aprendi a crochetar e pelo bom uso da minha imaginação, resgatei um paninho de mesa de crochê que foi da época do casamento de minha sogra e dei a ele uma nova função: um colar!

Ficou simplesmente delicado!

Eu tive contato com umas senhorinhas aqui em São Luís que participam de uma feira, apoiada pela prefeitura que se chama Feira da Criatividade, onde elas expõem a sua arte em crochê. Essas lindas meninas da terceira idade elaboram lindas flores em crochê e com a participação na feira conseguem aumentar a renda familiar!

Olha o que fofurinhas:

Em setembro de 2011, conheci  Samira Turra, desinger de moda de Vitória-ES que estava morando em São Luís por conta do trabalho do marido. Em nossas longas e animadas conversas, ela me falou um pouco dos tempos da faculdade (que são momentos sempre maravilhosos de se lembrar!) e do seu interesse pelo crochê… Para minha surpresa, ela crochetava e muito bem! Todos as suas inspiraçãos em moda, partiam da arte de crochetar e um dia lancei o desafio: fazer cintos em crochê para que eu os vendesse aqui no 1/4 de Vestir. Ela aceitou o desafio e criou essas belezinhas para mim:

Olha que lindos!

Compartilhe